segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O QUE A BIBLIA ENSINA SOBRE LOUVOR?


O que a Bíblia ensina sobre o louvor?

José Antonio Correa

Ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. (Hb 13.15)


Louvar é adorar a Deus. Pelo louvor, O glorificamos pelas Suas virtudes e misericórdias, Seu poder, Sua salvação, Seu nome, etc., 1 Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".
Bendizer, adorar, glorificar, exaltar, são expressões sinônimas do louvor a Deus:

1) Só a Ele devemos louvor:
Êx 20.3-5, "3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".
Mt 4.10, "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás".
Ap 22.9, "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus".

2) uma de nossas obrigações espirituais:
Sl 30.4, "Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade".
Sl 149.5, "Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas".
1 Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

3) Faz muito bem á pessoa que pratica:
Sl 92.1, "BOM é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo".
Sl 147.1, "LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor".

4) Como louvar a Deus?
a) Com os lábios e boca: Sl 63.3, 5, 51.15, com orações: Lc 2.37
b) Com júbilos e brados: 2 Cr 29.30, Ne 12.43, em alta voz: Ap 5.11,12, em proclamação: Sl 9.11
c) Ações de Graças: Ne 12.24, Sl 116.17
d) Com palmas: Sl 47.1, de joelhos: Êx 34.8, Sl 95.6, de mãos estendidas: Ne 8.6; com danças: Sl 150.4
e) Com agradecimentos: Jn 2.9 e sacrifícios: Hb 13.15
f) Com nossas obras e ações: Mt 5.16, Jo 15.8, com nosso corpo: 1 Co 6.20
g) Com salmos, hinos e cânticos espirituais: Sl 105,2 , Ef 5.19, Cl 3.16

5) A música pode fazer parte do louvor:
1 Cr 16.41,42, "41 E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao SENHOR, porque a sua benignidade dura perpetuamente. 42 Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta".

Sl 150.3-5, "3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. 4 Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. 5 Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes".

6) Deve ser oferecido, mesmo em meio às provações:
Jó 1.20, "Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou".
Hc 3.17-19, "17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. 19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)"
At 16.25, "E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam".
1 Pe 4.16, "Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte".

7) Podemos pedir habilidade de louvar a Deus:
Sl 5l.l5, "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor".
Sl 119.175, "Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos".

8) O universo e o homem foram criados para Seu louvor:
Sl 19.1-4, "1 OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. 3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. 4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol".
Is 61.3, "A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado".
Ef 1.12, "Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo".
Fp 2.10-11, "10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

9) O louvor será uma prática perpétua:
Sl 84.4, "Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente".
Ap 4.8, "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário