domingo, 9 de maio de 2010

Estudos Biblicos



SÓ JESUS CRISTO SALVA


8 Maio
Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos (Deuteronômio 4:29-31).

Meditações sobre o livro de Josué(Leia Josué 2:24)

O fato de Raabe não ser apenas uma inimiga, mas também uma mulher de sórdida reputação enfatiza a extensão da graça de Deus. Como outra cananéia que se aproximou do Senhor Jesus enquanto Ele viveu neste mundo, a fé de Raabe lhe permitiu comer as “migalhas”, espiritualmente falando, que caíam da mesa dos filhos de Israel (Mateus 15:22,27). O modo pelo qual sua casa foi preservada nos faz lembrar da páscoa e do sangue do cordeiro nas portas. Antecipando-se ao julgamento que se abateria sobre Jericó, Raabe e sua família foram instruídas a se colocar sob a proteção do cordão escarlate. E notamos como imediatamente esse objeto foi amarrado à janela. O que Raabe nos ensina a fazer, se é que já não o fizemos, é nos postarmos sem demora sob o sangue remidor, pois o julgamento virá sobre o mundo tão repentinamente quanto veio sobre Jericó. Essa mulher proclamou sua absoluta convicção de que o Deus de Israel venceria e descansou na promessa que Ele lhe deu.
O relatório dos dois espias foi completamente diferente daquele dado pelos dez espias em Números 13. “Certamente, o Senhor nos deu (e não dará) toda esta terra nas nossas mãos”. O versículo 24 é um cumprimento literal do que o hino cantado junto ao Mar Vermelho prenunciou quarenta anos antes (Êxodo 15:15).
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -
Postado por ESTUDOS BÍBLICOS às 04:46 0 comentários
sexta-feira, 7 de maio de 2010
SÓ JESUS CRISTO SALVA


7 Maio

Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso (2 Reis 5:11).
Qual o seu conceito sobre religião?
A maioria das pessoas que deseja ter algum relacionamento com Deus pensa que é necessário ter uma religião para isso. E sabem que religião é uma série de condutas, comportamentos e cerimônias, geralmente associados à piedade.
Em 2 Reis 5 – capítulo que todos deveriam ler –, percebemos esse tipo de atitude em Naamã, general do exército sírio. Ele sofria de lepra, doença incurável naquele tempo. Por meio de uma escrava israelita, ficou sabendo que Eliseu, o grande profeta, poderia curá-lo.
Então Naamã partiu e finalmente chegou à casa de Eliseu. O que aconteceu ali não cabia nos conceitos sobre religião do general sírio. O profeta enviou uma mensagem dizendo para Naamã se banhar sete vezes no rio Jordão a fim de ser curado.
Isso era muito simples e aquém da dignidade de Naamã. A narrativa conta o que ele pensou. Felizmente, seus subordinados foram sensíveis e o aconselharam a, pelo menos, tentar seguir as instruções do profeta. Ele concordou e foi curado.
Quando se trata de expiação de pecados, a Bíblia nos mostra um caminho igualmente simples. Hoje também existe, por assim dizer, um “rio Jordão”, a morte de Jesus Cristo no Calvário. Quem se volta para o Crucificado é curado, ou seja, é purificado, perdoado dos pecados, e obtém a paz com Deus.
Não cometa o erro de confiar nas formas religiosas; creia simples­mente em Jesus Cristo e em Sua morte sacrificial e você será salvo!
Extraído do Devocional Boa Semente 2010
CULTO ON-LINE: PRIMEIRA IGREJA BATISTA
DO RIO DE JANEIRO
aos Domingos às 10 e às 19 horas- www.pibrj.org.br
Postado por ESTUDOS BÍBLICOS às 05:07 0 comentários
quinta-feira, 6 de maio de 2010
TRÊS REA~ÇÕES TÍPICAS
SÓ JESUS CRISTO SALVA
6 Maio

Todavia, chegando alguns homens a ele [a Paulo], creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros (Atos 17:34).

Três reações típicas

Paulo pregou o Evangelho na cidade de Atenas, capital da cultura e da filosofia na Antigüidade. Ele apresentou Deus como o Criador e Mantenedor de tudo o que existe e testificou que Deus ordenou a todos os seres humanos que se arrependam, isto é, que confessem seus pecados diante dEle e façam o que Lhe agrada; em outras palavras, que se convertam.
A conversão não é algo que Deus meramente recomende; ela é um mandamento para a humanidade. Ignorar Sua ordem conduz as pessoas somente para a condenação pessoal e eterna.
Como os atenienses reagiram a essa mensagem? De três maneiras típicas. Alguns zombaram: ironicamente, os devotos de diversos ídolos escarneceram o Deus vivo! Mesmo hoje, as pessoas que acreditam nas mais variadas superstições ridicularizam a fé no Senhor Jesus.
Outros, porém, disseram que ouviriam Paulo em outra oportunidade. O adiamento é o divã preferido do diabo; pode-se tranqüilamente deitar e descansar nele. Pensar que sempre podemos decidir qualquer coisa em um outro dia é uma atitude suicida quando se trata da salvação eterna. Amanhã pode ser muito tarde! A chance de ouvir o Evangelho novamente pode não nos ser dada nunca mais.
Até em Atenas havia alguns que creram, entre eles um oficial chamado Dionísio e uma mulher desconhecida, cujo nome era Dâmaris. Estes receberam a Palavra de Deus. Foram poucos em relação ao primeiro e ao segundo grupo. Assim será na glória do céu: todos têm a oportuni­dade de entrar nela, mas são pouquíssimos os que de fato estarão lá. O Evangelho é para todos, mas são raros os que crêem nele.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -
Postado por ESTUDOS BÍBLICOS às 02:34 0 comentários
quarta-feira, 5 de maio de 2010
A COISA MAIS IMPORTANTE
5 Maio

Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus (1 João 5:12-13).

A coisa mais importante

Eu descobri a fé viva no Senhor Jesus. Algum tempo depois, encontrei o sacerdote da região em que morava. Eu não freqüentava a igreja com regularidade, portanto, ele não me conhecia.
“Boa tarde, senhor…”, e disse o nome dele.
“Você me conhece, rapaz?”
“Sim, eu costumava ir à sua congregação de vez em quando.”
“Ah, e você se mudou?”
“Não, eu deixei a sua igreja.”
“Por quê?”, perguntou com uma expressão de espanto no rosto.
“Agora eu freqüento um pequeno grupo cristão com minha família. Eu, minha esposa e filha encontramos a fé viva no Senhor Jesus Cristo. Minha vida mudou e eu desejo segui-Lo.” Para minha surpresa, ele respondeu com uma convicção genuína: “Essa é a coisa mais importante”.
Conversamos mais um pouco e nos despedimos. Nunca mais nos encontramos desde então, porém estou convencido que o verei novamente no céu. Aquele que pode afirmar que o Senhor Jesus Cristo e a fé nEle é a coisa mais importante da vida de uma pessoa tem o Filho de Deus, e quem tem o Filho de Deus tem a vida eterna. Jesus Cristo é “o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).
Todas as outras instituições e atividades, necessárias até, não são a coisa mais importante no que se refere à fé. Temos de ter o perdão dos nossos pecados e a vida eterna pela fé no Senhor Jesus. Sem isso, nossa vida não tem qualquer valor ou sentido.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010
CULTO ON-LINE ÀS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19H.
www.pibrj.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário